Torres Novas é uma região tradicionalmente produtora de figo, sendo de referir a especial adaptação de duas variedades: o figo Preto de Torres Novas (característico da região e único) e o figo Pingo de Mel.

Na base da proposta de melhoria do figueiral de Torres Novas esteve a discrepância observada entre a falta de figo no mercado nacional e a existência de vastas extensões de figueiral abandonado ou mal rentabilizado na mesma região.

Para aproveitar a oportunidade há que apostar decididamente no aumento da produtividade dos pomares e na melhoria da qualidade dos frutos, através da modernização das técnicas utilizadas e da eficiente utilização da água. Foram estes os objectivos básicos do projecto GOFIGO.

Uma equipa dedicada, composta por técnicos muito conhecedores, tem vindo a desenvolver um conjunto de experiências relacionadas com a alteração dos processos de condução, de rega e de fertilização das figueiras da região, sempre com o cuidado de marcar árvores que sirvam de testemunha para os diversos processos de alteração em curso.

Leia o artigo completo aqui -> https://vozdocampo.pt/2021/02/09/avaliacao-sensorial-do-figo-de-torres-novas/